segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Psoas, desvendando seus segredos I - workshop

O psoas ilíaco é um dos músculos mais poderosos do corpo humano. É o único músculo que liga a coluna aos membros inferiores. (Infelizmente a obsessão atual com os abdominais superficiais, afeta-o decisivamente). Tem extrema relevância na biomecânica do complexo lombo-pélvico-quadril, além de influenciar decisivamente no nosso bem estar, através de sua inervação autônoma (via nervo vago).  Qualquer problema neste músculo pode ter consequências graves.
   
Embora na área biomédica não haja 100% de envolvimento de estruturas em determinadas lesões e patologias, posso afirmar contundentemente que o Psoas está 110% envolvido nas disfunções do complexo lombo-pélvico-quadril.
Isto eu comprovei em todos os meus anos de clínica fisioterapêutica.  Este é um dos músculos mais importantes no organismo e, sem dúvida, pode não ser o causador mas está diretamente envolvido na dor lombar, sacro-ilíaca, problemas digestivos, obstrução de fluxo sanguíneo para pernas e pés, respiração deficiente, dores menstruais, inclinação e/ou rotação da pelve, discrepâncias no comprimento das pernas, alteração da curvas da coluna vertebral, desestabilização vertebral, espondilolistese, hérnia de disco, alterações posturais lombares e escoliose entre outros.

Você tem a real noção disso? 
Na fisioterapia, em caso de negligência o paciente vai sofrer mais, ou seja desnecessariamente.

Primeiramente é preciso conhecê-lo tanto anatômica, fisiológica, quanto comportamentalmente falando. A boa notícia é que através do Workshop - Psoas, desvendando os seus segredos - o fisioterapeuta aprenderá como lidar com ele, o Psoas.
 
Há muitos anos o Psoas me fascina* pela sua multiplicidade de interferências, o que gerou diversas abordagens, afinal  brilhantes profissionais  já se dedicaram a estudá-lo profundamente. Finalmente posso afirmar que se você não leva em consideração esse componente vital da nossa saúde , não obterá um resultado positivo em qualquer tratamento.

Nesse Workshop você irá receber informações preciosas e vivenciará exercícios que ajudam na conscientização, o que propiciará conhecimento da importância do "misterioso" músculo denominado psoas.

[Você será capaz de incorporar habilidades muito simples em todos os aspectos da sua vida e a de seus pacientes resultando em mais energia e liberdade de movimento!]

Vide os posts dedicados a ele.







Vamos juntos desvendar esse mistério no dia 3 de Março de 2012!!! 

Deixe seu comentário....


Nenhum comentário: