quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Escoliose : Usar colete pode ser mais fácil do que se imagina... parte II

Diante das dificuldades e repúdio inerentes ao uso do colete no tratamento da escoliose decidi fazer uma campanha de conscientização.

Apesar do desconforto físico e emocional atribuído a ele como mostrado no post de mesmo título ... parte I, quando o seu uso é indicado é indispensável que tudo seja feito para assegurar esse uso, sob o risco de comprometer o resultado do tratamento, que pode significar o aumento ou piora da curva escoliótica.

Para isso estou trazendo mais dicas para facilitar o uso do colete.

Você sabe que existem exercícios específicos na fisioterapia que atuam na sua adaptação e portanto maior aceitação?

- ao se decidir que será preciso seu uso, fisioterapeutas especializados em tratamento de escoliose têm como ferramenta, exercícios que preparam o corpo para utilizar o colete. Mobilização, conscientização e adaptação são os principais objetivos nessa fase;

2º- durante seu uso há exercícios que, por serem específicos, se dirigirão aos músculos e aos padrões de movimento e postura na direção da correção, sempre levando em conta a tridimensionalidade.
Esses exercícios também tornarão mais viável o uso do colete, capacitando a fuga dos pontos de pressão, com isso proporcionando mais conforto, além de trabalhar  a função respiratória;

3º- na época da retirada do colete, os exercícios atuarão no sentido de prevenir a perda da correção que normalmente ocorre nessa fase, pois os musculos posturais estão fortalecidos, devidamente trabalhados.

Podemos concluir que apesar do fato de ainda ser desconhecida , a atuação da fisioterapia especializada é indispensável no tratamento conservador (não cirúrgico) da escoliose, especialmente na presença do colete ortopédico.

Atualmente o maior impedimento para a sua utilização é o desconhecimento por parte dos médicos, que, por isso, não indicam a fisioterapia que é, sem dúvida alguma, uma poderosa aliada no processo  desse tratamento.
Nós fisioterapeutas temos, então, a missão de nos fazer conhecidos pelos médicos para que possamos formar uma equipe coesa que trabalhe para assegurar  o objetivo comum: a eficácia e o sucesso do tratamento da escoliose. Para isso temos que nos comprometer, estar devidamente preparados e apresentar fundamentação científica, que baseie nossas atuações e se reflitam nos nossos resultados.

Por enquanto essa é uma vontade férrea, mas estou fazendo e farei tudo a meu alcance para que, muito em breve, esse tão sonhado trabalho multidisciplinar, se torne realidade.

Vamos nessa!!!!

Em breve, mais um post dessa sequencia com Blogs úteis e super legais para vocês!

Nenhum comentário: