sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Porque montei um curso de avaliação fisioterapêutica

A avaliação é como um mapa de tesouro. Nos leva ao nosso alvo, evitando que possamos cair em armadilhas ou que sejamos desviados do nosso caminho. 

A avaliação fisioterapêutica é o ponto que desperta mais dúvidas no início da prática profissional.
    
Na época em que atuava como supervisora de estágio, meus alunos já me pediam para montar um curso de avaliação.

Já se passaram 9 anos; demorei pois queria montar um curso que acrescentasse algo de utilidade   imediata, que é a marca de meus cursos. 
Tenho sempre o cuidado de aliar o enfoque pedagógico à preocupação de tornar a prática mais precisa com informações  fortemente embasadas na ciência. 

Depois de todo esse tempo de intenso atendimento clínico, mais o ensino universitário por 10 anos, acrescidos à formação continuada,  venho trazer esse curso que conta com informações valiosas.

Nós fisioterapeutas devemos ter o nosso raciocínio voltado para a complexidade do Sistema de Movimento Humano.
Ao utilizarmos ferramentas que nos permitam avaliar os padrões de movimento, associando com as técnicas convencionais de avaliação, alcançaremos um melhor entendimento da função comprometida.
Utilizando e empregando esse paradigma criamos uma abordagem consistente para tratar a disfunção músculo-esquelética.
Além disso a pesquisa tem revelado que a observação do movimento humano pode e deve ser usada para o desenvolvimento de estratégias de prevenção de lesões.
É a tomada da terapêutica integrada, da convergência de várias informações com objetivo maior: restabelecimento da função perdida.

Por fim, é ótimo apreveitar a oportunidade - já que estamos na época da votação do Ato Médico - para falar da distinção entre diagnóstico clínico que deve ser feito pelo médico e o físico-funcional, pelo fisioterapeuta. (nesse link você encontra esse esclarecimento)
As profissões são diferenciadas pois suas atuações são diferenciadas! Cada um na sua área de atuação e todos em prol de um bem maior : o melhor atendimento ao nosso paciente.
Esse paciente precisa que todos nós, de diferentes profissões da área biomédica, trabalhemos em conjunto.

Obs/ Estamos entrando em Outubro, mês do módulo I do curso e restam poucas vagas.

Nenhum comentário: