sábado, 11 de setembro de 2010

Proprio... o que?

Tente esta pequena experiência: coloque uma moeda no chão. Fique de pé a cerca de 30cm de distância da moeda. Com os olhos abertos, tente tocar a moeda com o dedão do pé (não importa qual o pé). Agora feche os olhos e tente novamente.

Se a sua propriocepção "está em sintonia",  você será capaz de tocar a moeda, ou pelo menos chegar muito perto dela. Entretanto, se sua propriocepção não está funcionando,  você vai ficar muito longe dela.

Então o que é "propriocepção"? Por que é importante e como vamos treiná-la?

A propriocepção pode ser definida como "... uma percepção inconsciente de movimento e orientação espacial decorrentes de estímulos dentro do próprio corpo."

A palavra proprius vem do latim e significa o próprio. Refere-se a percepção dos sentidos humanos - no caso de propriocepção, a sensação de movimento e posição. (Questão de interesse: o equilíbrio não é um exemplo de propriocepção. Controle de balanço ou equilíbrio vem do ouvido interno, e não dos sentidos do corpo. No entanto, os sistemas de equilíbrio são fortemente interligados com o sistema proprioceptivo.)

A propriocepção é considerada por muitos estudiosos como nosso sexto sentido.

Os exemplos mais comuns da vida cotidiana:
    * Andar a pé em um quarto escuro no meio da noite
    * Pegar uma bola
    * Comer enquanto lê o jornal

De onde vem a propriocepção?

Nossos músculos, ligamentos e tendões são providos de terminações nervosas livres e receptores, que nos permitem perceber onde nossos membros estão no espaço. Estes receptores, em seguida, alimentam o sistema nervoso central (SNC) e os centros de informação do cérebro - aliás, tanto do cérebro como do cerebelo. O que torna isso ainda mais complexo é que a informação destes receptores do corpo é então comparada com as informações recebidas pelos olhos e ouvidos, o que nos permite coordenar a mão, a coordenação olho-pé e também nos equilíbrar.

Não me canso de surpreender com o fantástico funcionamento do nosso corpo. É mágico e para lá de especial!

"A propriocepção pode sempre ser melhorada através de treinamento. A aprendizagem de qualquer habilidade nova envolve o treinamento do nosso senso proprioceptivo e re-organização do sistema nervoso para se adequar à nova atividade."

Por que as pessoas têm a propriocepção comprometida?

Dois grupos que sofrem de propriocepção alterada são os feridos (doentes) e os idosos. À medida que nos ferimos e danificamos os tecidos, os mecanismos que alimentam a dor em nossos cérebros tendem a 'enevoar' as células nervosas no cérebro de modo que não temos mais uma apreciação tão definida do sentido da posição.É como se passasse uma borracha na parte sensível para que não sintamos tanta dor, só que isso faz com que se altere todo o padrão de sensação e de movimento.
Além disso, algumas estruturas anatômicas desempenham papéis chaves na propriocepção. O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho tem numerosas terminações nervosas que contribuem para a propriocepção, assim como o principal ligamento do tornozelo - o Talo-fibular anterior (LTFA). É por isso que a lesão destas estruturas tende a fazer-nos sentir instáveis.
Os idosos têm o envelhecimento das terminações nervosas e seus nervos não conduzem a informação da melhor forma como quando somos jovens. Eles têm mais problemas com atividades que exigem a consciência corporal e, como resultado, muitas vezes batem nas coisas e caem facilmente.

Podemos melhorar a nossa propriocepção?

Claro que sim! Propriocepção pode sempre ser melhorada através de treinamento. O aprendizado de qualquer nova habilidade envolve o treinamento do nosso senso proprioceptivo e re-organização do sistema nervoso para se adequar à nova atividade. As terminações nervosas e fibras sensoriais em nossos músculos, ligamentos e tendões tornam-se mais capazes em captar mudanças na posição do corpo. Por sua vez, os nervos tornam-se mais eficientes na transmissão das informações para o cérebro, e o cérebro se torna melhor em responder a esta informação.

Exemplos práticos de re-treinamento proprioceptivo no mundo da medicina esportiva incluem exercícios na prancha de equilíbrio e bola BOSU para tratar lesões no tornozelo e joelho;  captura de medicine ball para reconstruções no pós-operatório de ombro, apontador de laser utilizado na orientação de exercícios para os pacientes pós lesão de "chicote"- wiplash - para executar e requalificar a rotação da cabeça e pescoço.
Um exemplo de trabalho para a lesão de "chicote" - whiplash - é  com um apontador laser fixado por uma faixa na testa de um paciente. Ele inicialmente tem o foco em um ponto em uma parede ou tela. Ele, então, vira a cabeça em rotação para um lado e em seguida, tenta voltar para a posição de origem,apontando o laser para o ponto inicial. A pesquisa mostra que a capacidade de trazer de volta o laser para o ponto de partida  é severamente comprometida nos pacientes que têm lesões cervicais (no pescoço). Isso ocorre porque as terminações nervosas responsáveis por este senso de posição foram afetados de modo que a capacidade de "sentido direcionado" fica comprometida. Eles podem então executar este exercício várias vezes para treinar novamente essa capacidade.

Conclui-se então que a propriocepção não só pode como deve ser treinada, tanto no âmbito curativo como no preventivo da Fisioterapia.

No curativo é fundamental na reabilitação dos atletas profissionais, mulheres que usam salto alto e também de pessoas que gostam de realizar exercícios regularmente ou como forma de lazer.

No preventivo, se pudermos evitar a queda dos idosos que apresentam complicações como a depressão e a morte, estaremos prestando um maravilhoso serviço de atendimento à saúde!

BONS TREINOS!!!!!!!!

Nenhum comentário: