quarta-feira, 9 de junho de 2010

Má postura e dor nas costas



As dores nas costas atingem grande parte da população; segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - estima-se que 85% da população mundial sofra com esse mal.

Os dados também revelam que as dores nas costas de origem mecânica, descartando as de origem orgânica como por exemplo os tumores e lesões de orgãos internos, são frequentemente invalidantes, de natureza distintamente dolorosa e reincidentes.

Estão classificadas entre os males sociais atuais pela sua alta incidência.

Nos meus 10 anos de Ensino Superior fiz em todas as turmas a seguinte pergunta:
- Alguém presente nesta turma pode me dizer que nunca sentiu dor nas costas? Se houver alguém levante a mão.

Imaginem com quantas pessoas tive contato,(cheguei a ter sete turmas em um mesmo período) e nesse anos, posso contar em uma das mãos o número de pessoas que levantou a mão.

Podemos concordar que 85% da população é um número alarmante não é?


As regiões atingidas são a lombar ( parte inferior-em amarelo), a cervical (pescoço ou parte superior-em vermelho) e a torácica (dorsal ou parte média-em azul).

Acomete, segundo pesquisas, tanto homens como mulheres e tanto quem executa tarefas intelectuais, sedentários, como quem se dedica a atividades físicas ou trabalhos pesados.

Grande parte das dores das costas - lombalgias (dor lombar), cervicalgias ( dor no pescoço) e dorsalgias (dor na parte média) - tem origem, principalmente no uso incorreto que se faz da coluna vertebral e nas posturas incorretas assumidas e mantidas ao longo do tempo.

Vamos dar uma olhada sobre a interferência da postura no aparecimento da dor nas costas.

Vivemos em um meio permeado pela força da gravidade e, nosso corpo responde e reage a ela no nosso dia-a-dia.
Portanto devemos cuidar da posição do nosso corpo, tanto nas atividades estáticas : digitação, direção de automóvel, leitura e costura, como nas dinâmicas : andar, descer e subir escadas, correr, arrumar a casa e fazer esportes.

Vários autores enfatizaram a importância do reconhecimento da alteração postural e seu tratamento, uma vez que ela perpetua um ciclo vicioso, fazendo com que os músculos, ligamentos e cápsulas entrem em reações adaptativas.
Além disso o desalinhamento dos segmentos do corpo leva a esforço aumentado nos músculos e nas estruturas de apoio, causando vulnerabilidade à lesão e à dor. 

A postura então não é apenas uma questão estética, embora todas as pessoas que achamos elegantes e que se movem com leveza e facilidade tenham boa postura. É uma questão de saúde!

Nem tampouco é estática ou rígida. Muitas pessoas torcem o nariz para a palavra postura certamente porque se lembram da postura imposta aos soldados.
É muito importante saber que quanto mais rígidos mais dores sentimos.

Imaginem que a coluna vertebral tem a tarefa de ao mesmo tempo proteger o sistema nervoso e ser móvel para permitir que o movimento flua livremente através do corpo.

A postura é exatamente isso, temos que ter mobilidade entre as estruturas corporais e ao mesmo tempo estabilidade.

A coluna é o nosso eixo, nosso centro, que nos estabiliza para nossas ações, portanto qualquer alteração representa risco de lesão e aparecimento de dor.
Você se lembra do post  "A cabeça de 20 quilos?". Lá foi mostrado o que a alteração da posição da cabeça pode causar.
Assim é com toda a extensão da coluna. As falhas posturais deixarão a coluna mais vulnerável além de antecipar os processos de degeneração próprios da idade. Você não quer isso não é?

Você já ouviu um som de "areia" arranhando enquanto gira a sua cabeça? Pois é, é um dos sinais de desgaste das articulações do pescoço.

Possivelmente você apresenta a cabeça anteriorizada em relação ao eixo do corpo.

Após passar algum tempo em frente ao computador sentiu desconforto ao levantar? Você não está sozinho(a) com certeza.

Mas o importante é que podemos resolver isso. Melhorar a postura é um passo importantíssimo.

A boa notícia é que pode ser divertido!

Pode-se fazê-lo individualmente ou em grupo, dependendo do grau de comprometimento. O mais certo é que se faça uma boa avaliação para que o trabalho seja seguro e eficiente.

Desde que montei os grupos de Controle Postural Dinâmico, vi as pessoas indo com prazer às sessões que trabalham e desenvolvem consciência corporal, respiração, alongamento, força, equilíbrio e relaxamento, com o objetivo de equilibrar as tensões deixando o corpo mais harmonizado.
Isso faz com que o movimento seja mais fluido e a postura mais suave. As vértebras ganham espaço entre si, os discos são descomprimidos, as células recebem oxigênio com mais facilidade, a energia é redistribuída, assim até os pensamentos ficam mais claros.

Você não faz idéia de como fico feliz e realizada quando, no fim da sessão, os participantes do grupo me dizem que nunca sentiram tanto conforto, disposição e bem-estar!

Aí está o sentido e o porquê de se aprimorar a postura.

Nenhum comentário: