sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Dicas para controlar a dor com artrite reumatóide: Proteção Articular

Se voce tem artrite reumatoide já experienciou episódios de dor, acompanhados ou não de inchaço e vermelhidão.
No período de crise voce deve repousar; jamais tente se exercitar na presença de dor para não piorar os sintomas e muito menos aumentar o potencial de deformação articular.
A Clínica Mayo, referencia em saúde nos Estados Unidos e no mundo, desenvolveu um programa com tecnicas de proteção articular que  alem da fisioterapia ,ajudarão voce a controlar  a sua dor.

Proteção articular é uma estratégia comprovada para ajudar a gerir a dor da artrite reumatóide e executar atividades diárias com mais facilidade. Articulações artríticas não toleram o estresse como as articulações saudáveis, então ações como empurrar, puxar ou torcer podem ser dolorosas. Pense em formas de  evitar estressar desnecessariamente  suas articulações. Não fique tentado trabalhar na presença da sua dor da artrite reumatóide , você pode apenas piorar a dor e aumentar o potencial que irá desenvolver deformidades articulares.

Para evitar o desgaste articular e a progressão desnecessária da dor da artrite reumatóide, considere estas dicas para proteger suas articulações.

  • Mova cada articulação através da sua quantidade livre de movimento,sem dor pelo menos uma vez por dia. Isso ajudará a manter o movimento ativo das articulações. A quantidade que você é capaz de mover cada junta sem dor pode variar de dia para dia - tome cuidado para não exagerar.

  • Mantenha os movimentos lentos e suaves - forçando um movimento além do ponto de um estiramento tolerável pode prejudicar as suas articulações.

  • Aprenda a compreender e respeitar a dor da artrite reumatóide.Entenda que existe diferença entre o desconforto geral da artrite reumatóide e da dor de uso excessivo de uma articulação. Observando, quando uma atividade provoca dores nas articulações, você pode evitar a repetição desse movimento, ou pensar em maneiras de modificar a tarefa. Dor que dura mais de uma hora depois de uma atividade pode indicar que a atividade foi muito estressante. Lembre-se que você está mais suscetível a se prejudicar quando suas articulações estão dolorosas e inchadas.

  • Tenha cuidado como você usa suas mãosVocê pode usar os dedos, em muitos aspectos durante o seu dia-a-dia. Você pode executar a maioria das tarefas de maneira mais fácil, evitando as forças deformantes em suas articulações.
Evite posições que empurrem os outros dedos na direção do dedo mindinho. Por exemplo, evite tarefas que exigem força ou manutenção prolongada em posição de pinçar. Movimentos dos dedos devem ser no sentido do seu polegar sempre que possível. Por exemplo, quando abrir frascos de usar a força através da palma da sua mão, e não apenas através de seus dedos. Existem vários tipos de dispositivos de abertura do frasco disponíveis.

Evite manter o punho apertado. Utilize ferramentas com espessura ou alças ergonomicamente projetadas,  que as torna  mais fáceis de segurar.
     
Evite segurar itens entre o polegar e os dedos. Segure um livro, prato ou caneca nas palmas das suas mãos. Se você for ler por longos períodos, use um suporte livro. Em vez de utilizar uma bolsa de mão, escolha uma com alça de ombro.


Procurando na internet encontrei algumas empresas que comercializam produtos que se adaptam perfeitamente às necessidades descritas acima.

Não as conheço apenas menciono caso alguém esteja interessado em adquirir algum produto.
www.mnsuprimentos.com.br
www.pepper.com.br

Fonte de informações: Clinica Mayo - USA

Continua num próximo post….

Nenhum comentário: